Aceitabilidade e adesão à alimentação escolar por estudantes do IF Sertão Pernambucano – campus Salgueiro
Resumo
A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos alimentares e é nesse ambiente que crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. A alimentação saudável nas escolas contribui para a aprendizagem, melhorando também as condições nutricionais dos alunos. Com o objetivo de conhecer a aceitabilidade e o índice de adesão à alimentação escolar oferecida aos estudantes do ensino médio deste Instituto foi realizado um estudo de natureza quali-quantitativa. Inicialmente foram sorteados aleatoriamente 30% do público alvo, em seguida foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Calculou-se o valor médio do índice de adesão, analisando-o através da classificação relatada no Manual para Aplicação dos Testes de Aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar, elaborado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – UNIFESP/2010. Este estudo verificou alta adesão e boa aceitação à alimentação escolar, no entanto, é necessária a construção de um refeitório, bem como a realização de ações de educação alimentar no ambiente escolar, a fim de promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos beneficiados.
Palavras-chave
aceitação, ensino médio, índice de adesão, refeição escolar
Texto completo:
PDFISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License