A concepção behaviorista de Pavlov e Watson: implicações na educação profissional

Roberta Gomes de Araújo, Edmilson Pereira e Silva Junior, Cristiane Ayala de Oliveira, Fábio Freire de Oliveira

Resumo


O objetivo principal desse estudo foi analisar as principais contribuições do behaviorismo para a educação profissional. Os objetivos específicos são: compreender o behaviorismo de Pavlov e Watson, além de outras correntes behavioristas; conhecer as principais características da educação profissional; verificar relações da educação profissional à luz do behaviorismo. Percebe-se que Se forem utilizados processos de ensino-aprendizagem levando-se em grande parte subsídios das teorias de Watson e Pavlov, molda-se com certeza, educandos numa perspectiva de adestramento, acomodação e reprodução. O encaixe do ensino proposto atualmente é predisposição nas experiências internas e anteriores dos alunos, levando em consideração pontos cognitivos, sociais, culturais e afetivos, circunstâncias essas rompidas pelas teorias abordadas.

Palavras-chave


aprendizagem; condicionamento; estímulo-resposta

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