CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SERTÃO PERNAMBUCANO

Roberto Remígio Florêncio, Adriana Soely André de Souza Melo

Resumo


O presente estudo procura analisar causas e consequências de um conflito socioambiental no sertão pernambucano, mais especificamente no Assentamento Rural da Fazenda Malhada da Pedra, no Município de Serra Talhada – PE, no qual ocorre um processo de voçorocamento que se estende desde as margens do rio Pajeú ao interior do assentamento. Para alcançar o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e empírica, com entrevistas e visitas de campo, dando ênfase às falas das lideranças locais e aos participantes da Associação de Agricultores da Fazenda Malhada da Pedra, além de informações coletadas das ONGs ICCN e Dom Helder Câmara. O processo de erosão é uma problemática identificada e discutida pela comunidade, que já solicitou, junto às autoridades, acompanhamento técnico para o plantio de mudas nativas e estudos sobre o combate ao problema. As considerações finais dão ênfase à necessidade de preservação do meio, através da educação ambiental, em uma região tão castigada pelas estiagens quanto pela irregularidade das chuvas, que provocam a erosão em forma de voçorocas e assoreamento do mais importante curso d’água local, o Rio Pajeú.

Palavras-chave


Erosões. Voçorocas. Assoreamento. Educação Ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


AB’SABER, A. N. As boçorocas de Franca. Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, 1(2): 5-27, Franca.

ALMEIDA, Jalcione e NAVARRO, Zander. Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. (Org.) 2ª edição. Porto Alegre: Ed da Universidade/UFRGS, 1998.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 6. ed. – Recife: editora Universitária da UFPE, 1998.

BACELLAR, L. A. P. Processos de Formação de Voçorocas e Medidas Preventivas e Corretivas. Viçosa, 2006.

BERGAMASCO, Sônia M e NORDER, Luís A. Cabello. O que são assentamentos rurais. São Paulo, Brasiliense, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa. 1988. Capítulo VI. Art. 225. Caput. Dispõe sobre o Meio Ambiente.

CASTRO, Josué de. Almanaque Histórico. Josué de Castro: por um mundo sem fome. Fundação Banco do Brasil e Petrobrás. Projeto memória 2004.

EMBRAPA SOLOS. Relatório técnico e plano de monitoramento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas. Rio de Janeiro, 2002.

GÓMEZ, J. Andrés Dominguez; AGUADO, Octavio Vázquez; PÉREZ, Alejandro Gaona (orgs.) Serviço Social e meio ambiente. Tradução de Silvana Cobucci Leite; revisão técnica de Marcos Reigota. – 2. ed. – São Paulo. Cortez, 2007.

HOLDGATE, Martim W,; TOLBA, Mostafá K. & HAES, Charles de. Estratégias para a sustentabilidade. Londres. PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), 1992.

LEFF, Erique. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. Revisão técnica de Paulo Freire Vieira - 2 ed. São Paulo. Cortez, 2002.

ROCHA, Julio César de Sá da. Epistemologia Ambiental. 2004. Curso de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. UNEB campus VIII. Paulo Afonso – BA.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License