PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: COLONIZAÇÃO DA ESCOLA PELA FILOSOFIA EMPRESARIAL.

Rosivaldo Santos Souza

Resumo


Resumo

A escola não é mecanismo de colonização política e conformação ideológica. Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que suspeita, até o momento, da filosofia institucionalizada na educação básica de Pernambuco, Programa de Educação Integral, como ideologia contemporânea da competência, orientada pelos conceitos de TEAR e Educação Integral. O objetivo é refletir sobre alguns conceitos e marcas identitárias que fazem desconfiar de uma arremetida ideológica sobre a escola pernambucana que, sob a justificativa da modernidade e qualidade necessárias, tenta formatar seu sistema educacional através da filosofia empresarial. O objeto da pesquisa é a filosofia do Programa de Educação Integral (PEI) e o modelo de gestão escolar amparado na chamada Tecnologia Empresarial Aplicada a Educação para Resultados (TEAR), discutidos através dos conceitos de ideologia e hegemonia gramscianos, sob aportes da Teoria do Discurso. Debaixo do olhar comparativo das categorias conceituais de Antônio Gramsci, ideologia e hegemonia, ampliados pela Teoria do Discurso, analisaremos o PEI em basicamente duas dimensões: a gestão escolar racionalizada sob o signo do TEAR e a formação humana segundo a Educação Integral. Dentro do que foi levantado até o momento nessa pesquisa, as inferências apontam: 1. na direção de uma escola alvo da colonização pela filosofia empresarial, colocada como resposta eficaz para o problema da baixa qualidade educacional; 2. na direção duma escola que atua sob o espírito de gestão empresarial para resultados e que apresenta a necessidade de se formar um tipo humano (empresarial) para novos tempos, declarando dessa forma algum tipo de historicidade e politização da educação; 3. na direção de um posicionamento ideológico defensor de uma hegemonização discursiva fundacionista e essencialista de princípios e valores elencados como próprios duma cultura empresarial de sucesso.

Palavras-chave: Educação Integral; TEAR; Ideologia e hegemonia em Gramsci; Teoria do discurso.

Palavras-chave


Educação Integral; TEAR; Ideologia e hegemonia em Gramsci; Teoria do discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências bibliográficas

ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti. O conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. Disponível em: http://www.cedec.org.br/soberania-democracia-e-mudanca---ano-2010---no-80.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sócio-cultural. Disponível em: https://ensinosociologia.milharal.org/files/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o-socio-cultural.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.

DUTRA, Paulo F. V. Educação integral no estado de Pernambuco: uma política pública para o ensino médio. Recife: UFPE, 2014.

GRAMSCI, Antônio. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. v. 1.

_______________. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. v. 3.

KONDER, Leandro. Gramsci e a crítica da modernidade. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=135. Acesso em 10 jan. 2020.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIGOURI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano: 1926-1937. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 294.

_______________. Dicionário Gramsciano: 1926-1937. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 367.

LIMA, Ivaneide Áurea A. P. TEAR – Tecnologia empresarial aplicada à educação: gestão e resultados. Olinda: Livro rápido, 2011.

MENDONÇA, Daniel de. O limite da normatividade na teoria política de Ernesto Laclau. Disponível em: http:// http://www.cedec.org.br/memoria-e-historia---no91--ano-2014. Acesso em 22 de abr. 2020.

MONASTA, Attilio. Antônio Gramsci. Tradução: Paolo Nosela. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 154 p.

PINTO, Geraldo Augusto. O Gramsci de Americanismo e fordismo. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=954. Acesso em 10 jan. 2020.

VIANNA, Luiz Werneck. Revolução passiva e americanismo. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=676. Acesso em: 10 jan. 2020.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License