Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado

Eliza Georgina Nogueira Barros de Oliveira, Adriana de Carvalho Figueiredo

Resumo


Práticas integradoras são estratégias que integram saberes e pessoas. No contexto do Ensino Mé-dio Integrado (EMI), apresentam-se como possibilidades de materialização do currículo integrado no cotidiano escolar, vislumbrando a formação integral dos sujeitos. Considerando as dificuldades de concretização dessas práticas, este estudo tem como objetivo caracterizar as práticas integra-doras e apresentar possibilidades para o trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, problematizam-se os sentidos de integração que norteiam o EMI e reflete-se sobre os princípios que fundamentam as práticas integradoras. Quanto ao delineamento metodológico, caracteriza-se como pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Nos resultados e discussão, se estabelecem relações entre as práticas integradoras e os princípios e objetivos do EMI, e mostram-se exemplos de práticas integradoras elencadas na literatura estudada. Conclui-se que as práticas integradoras constituem estratégias para se alcançar a formação integral objeti-vada pelo EMI e que há muitos procedimentos que podem ser orientados ao projeto de ensino in-tegrado, no entanto, suas possibilidades estão condicionadas às intencionalidades subjacentes.

Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; Currículo integrado; Práticas integradoras; Formação integral; Práticas pedagógicas

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