ENSINO DE FÍSICA: EXPERIMENTAÇÃO COM ANALOGIA ENTRE A ELETRIZAÇÃO DO CANUDO E O CIRCUITO RC

Eriverton da Silva Rodrigues, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio

Resumo


Com base numa discussão histórica e de acordo com as propostas dos PCNs abordamos um experimento simples que possa envolver os alunos nos conteúdos iniciais da eletrostática e, além disso, que possa ser feita uma conexão de conceitos entre movimentos de cargas e o circuito RC. O uso de analogias também continua servindo como metodologia para o ensino da Física, como por exemplo, para o ensino de circuitos elétricos, o ensino de Óptica e de eletricidade. Isso ressalta o quanto é importante se fazer comparações de fenômenos buscando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos no ensino-aprendizagem de Física. Após a execução deste projeto esperamos fazer com que os alunos sejam motivados e incentivados, sendo estes os multiplicadores do conhecimento científico. Também temos a expectativa de que com uma nova forma de ensino-aprendizagem, associada a utilização de um experimento durante a execução do projeto, demonstre para todos o aproveitamento da Física Experimental para o ensino fundamental, médio e superior.

Palavras-chave


Capacitores, Descarga, Eletrostática, Ensino de Física

Texto completo:

PDF


ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License