Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente
Resumo
Este artigo encontra-se embasado numa pesquisa de mestrado concluída e tem como objetivo refletir sobre a importância dos fundamentos epistemológicos do PIBID na formação docente, enfocando os seus princípios pedagógicos, desenho metodológico e objetivos. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, e, este recorte, apresenta de forma descritiva os resultados baseados na análise dos documentos, estudos avaliativos e relatórios da CAPES/DEB, no período de 2010 a 2014. O aporte teórico fundamenta a discussão da formação e profissionalização docente como campo de interações complexas que promovem o desenvolvimento profissional na construção da identidade e dos saberes da profissão. Conclui que o programa tem mobilizado aspectos formativos nas licenciaturas que podem influenciar mudanças significativas na educação.
Palavras-chave
Licenciaturas, profissionalização docente, articulação teoria/prática
Texto completo:
PDFISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License