Tendências da Educação à Distância e as instituições de Ensino Superior no Brasil do século XXI

Ana Cristina Barbosa Oliveira, Aline Monia Alves de Carvalho Souza, Andrea de Souza Silva Soares, Roberto Remígio Florêncio

Resumo


O presente manuscrito tem o objetivo de analisar a Educação à Distância no Brasil do século XXI, reconhecendo a importância da participação das IES na democratização do Ensino Superior, mas observando criticamente o filão desse mercado enquanto elemento constituinte de promoção de competências e habilidades para o exercício profissional. A pesquisa ocorreu durante os meses de outubro/2017 a março/2018, em sites e portais especializados e das principais instituições promotoras de cursos superiores na modalidade EaD, pesquisas bibliográficas e entrevistas com especialistas, utilizando os métodos de Análise de Conteúdo, por Bardin (2009). Os resultados são, além de um grande apanhado de informações sobre a problemática, fissuras paradigmáticas em relação ao ensino à distância, características da modalidade e uma profunda discussão sobre o acesso, evasão e resultados de dos cursos oferecidos de forma não presencial.

Palavras-chave


Educação a Distância; Inovação Tecnológica

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