Um estudo sobre a interferência do homem no meio ambiente

Eliaci Silva Santana Vitória, Kellison Lima Cavalcante

Resumo


O artigo discute a interferência do homem sobre o meio ambiente, e os impactos decorrentes dessa interferência. São mostrados também o papel da tecnologia na apropriação e degradação dos recursos naturais e ao mesmo tempo, na busca de estudos e investimentos para o desenvolvimento sustentável com o objetivo de recuperar o meio ambiente para alcançar a qualidade de vida e qualidade ambiental. Vários estudos demonstram que a relação que entre ser humano e a natureza vem se perdendo com o passar dos anos. Diante das circunstâncias, é de suma importância levar em consideração que se deve estudar para se obter mais entendimentos e ver que tipo de atitudes ambientais o homem deve ter para a construção de uma sociedade, que resgate os valores e o respeito pelo seu Meio Ambiente. A educação ambiental manifesta-se, neste contexto como um instrumento na busca pela promoção da sustentabilidade ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J.P. A extinção do arco-íris: ecologia e história. Campinas: Papirus, 1988.

AQUINO, A. L.; NASCIMENTO, J. L. J. Educação Ambiental e EJA: Possibilidades e nexos para a sustentabilidade. In: MATOS, K. S. A. (org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Editora Gaia, 2010.

GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar (Ciências Sociais). Rio de Janeiro: 2004.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande do Sul, v.16, p.18-31 jan./jun. 2006.

GONÇALVES, J. C. Homem-natureza: uma relação conflitante ao longo da História. Revista Multidisciplinar da UNIESP, n. 6, p.: 171-177, 2008.

GUEDES, J. C. S. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Edição do autor, 2006.

LANFREDI, G. F. Política ambiental: busca da efetividade de seus instrumentos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

LEMOS, H. M. Desenvolvimento sustentável. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1996. (Série Meio Ambiente em Debate, 3).

LÉVÊQUE, C. A biodiversidade. Bauru: Ed. da Universidade Sagrado Coração, 1999.

LÖWY, M. Ecologia e socialismo. São Paulo, Cortez, 2005. (Col. Questões da nossa época; v.125).

MACHADO, L. M. C. P. A Serra do Mar Paulista: um estudo de paisagem valorizada. Rio Claro, 1 v. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 1988.

MARTINEZ, P. H. História Ambiental no Brasil: pesquisa e ensino. São Paulo: Cortez, 2006. (Col. Questões da nossa época; v. 130).

RIGOTTO, R. M.; AUGUSTO, L. G. S. Saúde e ambiente no Brasil: desenvolvimento, território e iniqüidade social. Caderno de Saúde Pública, v. 23, n. 4, p. 475-485, 2007.

SILVA, K. C. Pertencimento em relação ao Bosque Campos Prado: um estudo de percepção ambiental da comunidade do Entorno. 2011. (Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Faculdade de Tecnologia de Jahu, Jaú, 2011, 160p.

QUEIROZ, G. S. Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Grande do Norte. In: Simpósio Brasileiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido, 1, 1997, Mossoró. Anais... Mossoró: ETFRN/UNED, 1997. p. 142-160, 2016.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License