A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR NAS TURMAS DE PROEJA DO IF SERTÃO - CAMPUS SALGUEIRO

Paula Santos Rodrigues Nunes, Erbs Cintra de Souza Gomes

Resumo


Seguindo na análise bibliográfica das perspectivas de autores como Freire e Wallon, busca-se pensar na educação socioemocional como um processo de adquirir e praticar habilidades sociais e emocionais, vistos para além do relacionamento interpessoal e de atitudes de cuidado consigo e com outro. Desta forma, gerenciar e entender suas emoções enquanto ser humano, influência diretamente ao modo como respondem ao mundo, além da ligação com as práticas sociais ligadas ao trabalho. Assim, entender os quatro pilares - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, remetem que a educação socioemocional é substancial para o desenvolvimento dos discentes no contexto escolar. Assim, pode-se considerar como problema de pesquisa deste trabalho em o sistema educacional não priorizar a construção das habilidades socioemocionais nos espaços formais de ensino. Partindo dessa premissa, este trabalho buscou identificar como se dá a construção das habilidades socioemocionais nas turmas do Proeja do IF Sertão/PE - Campus Salgueiro, tendo como hipótese a maneira como o sistema educacional prioriza a construção das habilidades socioemocionais no âmbito escolar e a partir disso compreender a dinâmica entre a atividade docente e o impacto da realidade socioemocional dos discentes. A metodologia de pesquisa exploratória, através de uma abordagem quanti/quali com aplicação de entrevistas com os alunos para que estabeleça comunicação entre a práticas escolares e como se trabalha as habilidades socioemocionais no espaço escolar. Os resultados esperados encontram-se na perspectiva de realizar uma análise das respostas obtidas para a construção coletiva da influência da educação socioemocional nos discentes do Proeja, para a construção de cartilha sobre a relevância da educação socioemocional.

 

Palavras-Chave: educação socioemocional; habilidades socioemocionais; desenvolvimento social e emocional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.