A TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: CANAL ROTEIROS DE CINEMA E TV PREMIADOS

Silas Camilo de Lira

Resumo


RESUMO


Este projeto de pesquisa visa dar continuidade ao trabalho iniciado no artigo científico deste autor, intitulado: “A Transdisciplinaridade na Prática Docente: Literatura, Cinema, Idiomas e Informática’, do curso de Especialização em Literatura e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, no período de 2018 a 2020. A primeira fase consta de pesquisa no canal de vídeos “Roteiros de Cinema e TV Premiados”, hospedado na plataforma de compartilhamento de vídeos “YouTube”, o qual se encontra dividido em seis playlists: Roteiro (português), Screenplay (inglês), Guion (espanhol), Scénario (francês), Sceneggiatura (italiano) e Drehbuch (alemão). A segunda fase contempla o desenvolvimento de vídeos elaborados pelos estudantes em aplicativo específico e através da investigação anterior busca produzir material autoral dos estudantes, com a utilização de textos nos seis idiomas estudados. Para isso, o uso de dicionários impressos e on-line serão ferramentas indispensáveis para a realização das atividades propostas em sala de aula, cujo objetivo geral é apresentar estudo sobre a prática docente transdisciplinar através de conteúdos cinematográficos, multilinguísticos e computacionais. Nesse sentido, o canal configura-se como proposta que envolve a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, pois o principal resultado a ser alcançado é inserir a proposta de aprendizagem multidimensional e as etapas que envolvem a realização do produto audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção) no ambiente escolar: https://www.youtube.com/c/SilasCamilodeLira.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino de idiomas; Transdisciplinaridade; Audiovisual.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.