LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

José Ribamar Lopes Batista Júnior

Resumo


Resumo:As dificuldades de produção e veiculação do fazer científico se dão, em grande parte, pela falta de habilidade com gêneros textuais. Essa dificuldade se dá a partir de dois fatores: o primeiro é que tais gêneros só são apreendidos em ambientes altamente escolarizados; o segundo é que a falta de iniciativas e estruturas na educação básica que medeiem a aquisição das habilidades de leitura e escrita acadêmica é uma preocupante realidade. O acesso à profissionalização de jovens tem sido ampliado no Brasil, a partir da política de formação técnica e tecnológica proposta para estudantes do Ensino Médio. Contudo, como formação de nível médio, é esperado que alunos tão jovens abdiquem ou modifiquem o foco profissional, ou que dê sequência, buscando a formação universitária. Por outro lado, jovens de diferentes classes e realidades sociais adentram o sistema de ensino superior todos os anos, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que é ao mesmo tempo uma conquista e um desafio. Em relação ao acolhimento desse novo público pela universidade, há ainda uma grande defasagem do ponto de vista da adequação de técnicas, instrumentos e atividades, uma vez que as diferenças socioculturais ainda não foram contempladas totalmente pelo ensino (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010). Nesse contexto, o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT) do Colégio Técnico de Floriano (CTF), há 13 anos, vem ofertando e fomentando à comunidade acadêmica práticas de leitura e escrita, por meio de projetos didáticos articulados às tecnologias digitais e a produtos culturais nos mais diversos segmentos da sociedade. Essas atividades, ancoradas nos Novos Estudos do Letramento e prática social (KALANTZIS, COPE E PINHEIRO, 2020; BATISTA JR, SATO E MELO, 2018), propiciam aos estudantes conhecimentos importantes e necessários para darem continuidade, se assim quiserem, a outras práticas sociais para além da escola, pois acreditamos numa escola que, sobretudo, promova a emancipação de seu alunado. Para tanto, a partir de uma pesquisa-ação, a ser desenvolvida no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024, com estudantes do ensino médio técnico, esta pesquisa pretende identificar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos projetos didáticos do LPT que facilitam o acesso ao letramento técnico-científico, bem como investigar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes no processo de leitura e escrita de textos acadêmico-científicos, a fim de discriminar as práticas acadêmicas associadas aos gêneros acadêmicos que mais impactam no desempenho e na formação profissional dos estudantes do ensino médio técnico do Colégio Técnico de Floriano.

Palavras-chave: Letramentos acadêmicos; Língua Portuguesa; Ensino Médio Técnico


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