Educação Ambiental contextualizada com a região: percursos de elaboração de uma estratégia pedagógica de ABP
Resumo
Resumo:Conforme a Base Nacional Comum Curricular a Educação Ambiental (EA) é um tema que deve ser abordado de forma transversal na Educação Básica. Portanto, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL) é uma metodologia ativa de ensino que apresenta potencial para ser utilizada para a promoção da EA, visto que em um projeto de ABP, os alunos precisam propor possíveis soluções para problemas sociais, econômicas e ambientais. Nesse sentido, propõe-se ainda a contextualização das problemáticas e possíveis soluções apresentadas em relação ao sócio-ambiente em que os discentes vivem, de modo a trazer para dentro das discussões escolares e dos projetos de ABP as questões do cotidiano presentes nas suas realidades. Os conhecimentos aprendidos pelos discentes sobre EA não devem limitar-se a caixas pré-estabelecidas com a disciplinarização do ensino, assim como não devem ser desconectados da realidade vivida pelos alunos. Além do mais, as práticas educacionais não precisam limitar-se aos muros da escola. Por isso, o objetivo deste estudo foi descrever como a contextualização dos saberes foi sistematizada no processo de elaboração dessa estratégia de ABP. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e foi realizada uma revisão da literatura por meio de livros, artigos científicos e dissertações que tratassem sobre a temática da EA, interdisciplinaridade, metodologias ativas e aprendizagem contextualizada através das plataformas do Google Acadêmico e
Periódico CAPES. A partir do embasamento teórico pôde-se elaborar a estratégia pedagógica denominada: "Projeto EcoCultural do Velho Chico". Em um projeto de ABP é fundamental estabelecimento da âncora, à qual vai introduzir a temática a ser estudada para que os alunos possam pensar em possíveis soluções executáveis. A âncora do referido projeto é: “Como promover a conservação ambiental do Rio São Francisco e da sua vegetação nativa?”, tematizando a localidade dos discentes no projeto. Outro elemento essencial da ABP é a questão motriz, à qual norteia toda a execução do projeto e deve motivar os alunos a produzirem os artefatos (produtos) visando propor soluções para os problemas apresentados. A questão motriz desse estudo é “Como fortalecer os vínculos de identidade socioambiental da população, almejando promover a conservação da vegetação ciliar de uma APP urbana da cidade?”. Com isso, articula-se a EA com o contexto da região do Vale do São Francisco. Assim, a pesquisa buscou a elaboração de uma questão motriz para auxiliar os docentes na promoção da EA contextualizada e interdisciplinar. Além disso, essa proposta apresenta a realização da aprendizagem expedicionária que são visita (s) técnica (s) a locais relacionados ao projeto, em que se sugere a realização de visita(s) técnica(s) com os alunos ao Parque Fluvial de Juazeiro- BA, uma área de APP urbana da cidade. As práticas educacionais interdisciplinares e contextualizadas almejam proporcionar uma aprendizagem ativa e integrada dos conhecimentos, tendo o contexto local como ponto de partida para a compreensão de problemáticas e fenômenos globais. Além do mais, a estratégia é flexível e permite adaptação para a realização de EA de outras áreas verdes urbanas presentes em localidades diversas, considerando também seus cenários sócio-históricos e econômicos.
Palavras-chave: Ensino; Educação Contextualizada; Metodologias ativas; Conservação ambiental; Interdisciplinaridade.
Fonte de Financiamento: Faz-se um agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento desta pesquisa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.