Educação Ambiental contextualizada com a região: percursos de elaboração de uma estratégia pedagógica de ABP

Débora Carine Rodrigues Carvalho

Resumo


Resumo:Conforme a Base Nacional Comum Curricular a Educação Ambiental (EA) é um tema  que deve ser abordado de forma transversal na Educação Básica. Portanto, a  Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL) é uma metodologia ativa de ensino que apresenta potencial para ser utilizada para a  promoção da EA, visto que em um projeto de ABP, os alunos precisam propor  possíveis soluções para problemas sociais, econômicas e ambientais. Nesse sentido,  propõe-se ainda a contextualização das problemáticas e possíveis soluções  apresentadas em relação ao sócio-ambiente em que os discentes vivem, de modo a  trazer para dentro das discussões escolares e dos projetos de ABP as questões do  cotidiano presentes nas suas realidades. Os conhecimentos aprendidos pelos  discentes sobre EA não devem limitar-se a caixas pré-estabelecidas com a  disciplinarização do ensino, assim como não devem ser desconectados da realidade  vivida pelos alunos. Além do mais, as práticas educacionais não precisam limitar-se  aos muros da escola. Por isso, o objetivo deste estudo foi descrever como a  contextualização dos saberes foi sistematizada no processo de elaboração dessa  estratégia de ABP. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e foi  realizada uma revisão da literatura por meio de livros, artigos científicos e dissertações  que tratassem sobre a temática da EA, interdisciplinaridade, metodologias ativas e  aprendizagem contextualizada através das plataformas do Google Acadêmico e  


Periódico CAPES. A partir do embasamento teórico pôde-se elaborar a estratégia  pedagógica denominada: "Projeto EcoCultural do Velho Chico". Em um projeto de  ABP é fundamental estabelecimento da âncora, à qual vai introduzir a temática a ser  estudada para que os alunos possam pensar em possíveis soluções executáveis. A  âncora do referido projeto é: “Como promover a conservação ambiental do Rio São  Francisco e da sua vegetação nativa?”, tematizando a localidade dos discentes no  projeto. Outro elemento essencial da ABP é a questão motriz, à qual norteia toda a  execução do projeto e deve motivar os alunos a produzirem os artefatos (produtos)  visando propor soluções para os problemas apresentados. A questão motriz desse  estudo é “Como fortalecer os vínculos de identidade socioambiental da população,  almejando promover a conservação da vegetação ciliar de uma APP urbana da  cidade?”. Com isso, articula-se a EA com o contexto da região do Vale do São  Francisco. Assim, a pesquisa buscou a elaboração de uma questão motriz para  auxiliar os docentes na promoção da EA contextualizada e interdisciplinar. Além disso,  essa proposta apresenta a realização da aprendizagem expedicionária que são visita  (s) técnica (s) a locais relacionados ao projeto, em que se sugere a realização de  visita(s) técnica(s) com os alunos ao Parque Fluvial de Juazeiro- BA, uma área de  APP urbana da cidade. As práticas educacionais interdisciplinares e contextualizadas  almejam proporcionar uma aprendizagem ativa e integrada dos conhecimentos, tendo  o contexto local como ponto de partida para a compreensão de problemáticas e  fenômenos globais. Além do mais, a estratégia é flexível e permite adaptação para a  realização de EA de outras áreas verdes urbanas presentes em localidades diversas,  considerando também seus cenários sócio-históricos e econômicos.  

Palavras-chave: Ensino; Educação Contextualizada; Metodologias ativas;  Conservação ambiental; Interdisciplinaridade.  

Fonte de Financiamento: Faz-se um agradecimento à Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento desta  pesquisa. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.