Educação humanizadora e agroecologia: Espaços agroecológicos interdisciplinares na formação integral de estudantes de cursos técnicos do IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural
Resumo
Com os progressos no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias capazes de substituir pessoas, características tipicamente humanas, como: resiliência, flexibilidade, inteligência emocional e criatividade estão ganhando atenção de muitos setores da economia para formação dos seus quadros profissionais. Nesse sentido, promover uma formação humana integral, como estratégia para construir saberes e competências para o mundo trabalho, representa uma alternativa para um cenário cada vez mais desafiador do ponto de vista biopsicossocial. A agroecologia, conceituada por autores como Miguel A. Altieri, Stephen R. Gliessman, e Eduardo Sevilla Guzmán, desenvolve-se como uma agricultura de base ecológica, intimamente influenciada por ciclos e sistemas naturais, que visam integrar homem e agroecossistema através de uma visão holística e multidisciplinar, para construção de modelos sustentáveis de produção de alimentos. Para além do ensino teórico, que trabalha as bases de uma agricultura sustentável, é necessário preparar os futuros técnicos para confrontar inúmeras realidades em um cenário desigual e exigente, em que suas capacidades de promover transformação sejam testadas por questões que envolvem abordagem interdisciplinar para solução de problemas. Dito isso, o objetivo desta pesquisa é estudar e construir uma metodologia ativa de ensino interdisciplinar agroecológico que proporcione interação entre discentes dos cursos técnicos do IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural e comunidades camponesas locais, para estruturar ações de impacto social e desenvolvimento de competências e consciência socioambiental. Para tanto, será realizada uma pesquisa de campo, aplicada e descritiva, para caracterizar e mapear as comunidades camponesas, conduzida com abordagem mista, através de uma pesquisa-ação. A caracterização subsidiará o planejamento das ações de extensão que serão socializadas e trabalhadas entre comunidades, estudantes e docentes. A coleta dos dados, junto às comunidades, será composta por observação participante, questionário estruturado e uma entrevista em profundidade com questões semiestruturadas para avaliação das ações. A análise dos dados qualitativos será realizada através da análise de conteúdos da Bardin (1977) e os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e análise exploratória. Como resultados, espera-se validar uma metodologia que amplie o escopo de técnicas de ensino para estimular, nos estudantes, a capacidade de trabalho cooperativo, além de proporcionar respostas sensíveis de acordo com as interações articuladas. Espera-se também, elaborar estratégias replicáveis em forma de produtos de ensino para ações em comunidades camponesas, através de práticas agroecológicas, compartilhadas entre estudantes de Ensino Profissional e Tecnológico do Campus Petrolina Zona Rural em espaços cooperativos e interdisciplinares.
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