Educação humanizadora e agroecologia: Espaços agroecológicos interdisciplinares na formação integral de estudantes de cursos técnicos do IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural

Luiz Gonzaga do Nascimento Neto, Rafael Santos de Aquino

Resumo


Com os progressos no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias capazes de substituir pessoas, características tipicamente humanas, como: resiliência, flexibilidade, inteligência emocional e criatividade estão ganhando atenção de muitos setores da economia para formação dos seus quadros profissionais. Nesse sentido, promover uma formação humana integral, como estratégia para construir saberes e competências para o mundo trabalho, representa uma alternativa para um cenário cada vez mais desafiador do ponto de vista biopsicossocial. A agroecologia, conceituada por autores como Miguel A. Altieri, Stephen R. Gliessman, e Eduardo Sevilla Guzmán, desenvolve-se como uma agricultura de base ecológica, intimamente influenciada por ciclos e sistemas naturais, que visam integrar homem e agroecossistema através de uma visão holística e multidisciplinar, para construção de modelos sustentáveis de produção de alimentos. Para além do ensino teórico, que trabalha as bases de uma agricultura sustentável, é necessário preparar os futuros técnicos para confrontar inúmeras realidades em um cenário desigual e exigente, em que suas capacidades  de promover transformação sejam testadas por questões que envolvem abordagem interdisciplinar para solução de problemas. Dito isso, o objetivo desta pesquisa é estudar e construir uma metodologia ativa de ensino interdisciplinar agroecológico que proporcione interação entre discentes dos cursos técnicos do IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural e comunidades camponesas locais, para estruturar ações de impacto social e desenvolvimento de competências e consciência socioambiental. Para tanto, será realizada uma pesquisa de campo, aplicada e descritiva, para caracterizar e mapear as comunidades camponesas, conduzida com abordagem mista, através de uma pesquisa-ação. A caracterização subsidiará o planejamento das ações de extensão que serão socializadas e trabalhadas entre comunidades, estudantes e docentes. A coleta dos dados, junto às comunidades, será composta por observação participante, questionário estruturado e uma entrevista em profundidade com questões semiestruturadas para avaliação das ações. A análise dos dados qualitativos será realizada através da análise de conteúdos da Bardin (1977) e os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e análise exploratória. Como resultados, espera-se validar uma metodologia que amplie o escopo de técnicas de ensino para estimular, nos estudantes, a capacidade de trabalho cooperativo, além de proporcionar respostas sensíveis de acordo com as interações articuladas.  Espera-se também, elaborar estratégias replicáveis em forma de produtos de ensino para ações em comunidades camponesas, através de práticas agroecológicas, compartilhadas entre estudantes de Ensino Profissional e Tecnológico do Campus Petrolina Zona Rural em espaços cooperativos e interdisciplinares.



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