EMPREENDEDORISMO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Uma Revisão Sistemática de Literatura

José Genildo Alves, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo compreender o currículo de empreendedorismo como princípio educativo na formação de novos empreendedores no âmbito da educação profissional e tecnológica. No entanto, este tema tem levantado debates, discussões entre especialistas do campo acadêmico. Nos últimos anos, a inserção da educação empreendedora vem ganhando cada vez mais espaço nos currículos de instituições de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio, tecnológico e superiores. Por esta razão, faz-se necessário conhecer este currículo. Desse modo, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa. Como o currículo de empreendedorismo tem sido adotado na educação profissional e tecnológica ?. Para tanto foi adotado o modelo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) buscando através da base de dados digitais como science direct, onlinelibrary wiley, revista brasileira da EPT, Labor Revista, EPT em revista, revista Holos, plataforma scielo e google acadêmico. Em relação à fundamentação teórica, este estudo se fundamentou em autores como Oliveira (2022), Galvão (2022), Damasceno e Sousa (2021) e Desidério (2022). Assim, buscou-se levantar estudos sobre o tema a fim de fornecer informações relevantes para um embasamento teórico que possa contribuir com esta pesquisa e responder ao questionamento apresentado.  Ao final, constatou-se que os estudos que abordam o tema da educação empreendedora na EPT, indicam a necessidade de ampliação do conceito, pois esta não está voltada apenas para o mercado de trabalho, mas também no desenvolvimento social, cultural, político e na formação de cidadãos. Portanto, espera-se que a educação empreendedora inserida no currículo da educação profisssional e tecnológica seja uma  disciplina relevante à medida que possa contribuir para uma formação integral dos estudantes na perspectiva omnilateral e emancipatória de sujeitos.



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