A influências dos espaços pedagógicos no desempenho, bem-estar educacional e permanência dos alunos da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão em Araripina - PE

Joseph Anderson Figueredo Neto, Handherson Leyltton Costa Damasceno

Resumo


O ambiente possui influência direta em nosso bem-estar laboral e essa afirmação é defendida por inúmeros autores. O debate acerca do tema foi iniciado na década de 1920, por teóricos como Elton Mayo e mais adiante por Frederick Herzberg e Abraham Maslow. Apesar de todos os autores traçarem teorias diferentes, todas possuem em comum o entendimento de que o ambiente onde estamos inseridos tem influência direta no nosso desempenho profissional e intelectual e na nossa qualidade de vida. Fazendo um paralelo entre a realidade dos ambientes de trabalho e os espaços pedagógicos da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, é possível  investigar até onde esses ambientes também influenciam o desempenho e bem-estar escolar dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a influência direta dos espaços pedagógicas, na produtividade, bem-estar educacional e permanência dos alunos na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão. O método de pesquisa será quali-quanti através da aplicação de questionários, entrevistas e observações. Em paralelo também será levado em consideração opiniões, sentimentos e percepções tanto do corpo docente quanto do corpo discente. As pesquisa e entrevistas serão elaboradas e enviadas via Google Forms. O acesso aos questionários será via e-mail e junto a este irá convite para a participação da pesquisa e seus termos éticos correlatos. Após questionários respondidos, os dados serão tabulados e codificados a fim de serem interpretados. A pesquisa espera identificar e quantificar até onde os espaços geram impacto no desempenho do alunado e influencia sua permanência na escola, diminuindo assim a evasão escolar. Pretende entender também o que o discente espera do ambiente pedagógico no que se refere às práticas pedagógicas aplicadas aos espaços educativos e até onde as expectativas criadas são atingidas. Observar e estabelecer a ação direta desses espaços ao levar a prática do conteúdo teorizados em sala de aula para o aluno através de laboratórios, bibliotecas, salas de informática e ambientes de lazer e o quanto essa prática impacta no desempenho do aluno egresso no mercado de trabalho.



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