A EJA E SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS: Um olhar reflexivo

Aurélio Secundo Ferreira, Maria Luzia de Macedo Moura Ferreira, Gabriel Kafure da Rocha

Resumo


A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem tido pouco protagonismo no cenário educacional, esta realidade tem se apresentado ao longo dos tempos e se torna uma necessidade estudarmos as suas causas. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da EJA, procurando conhecer os desafios e perspectivas dessa modalidade relacionado com a própria história. Para alcançar o objetivo proposto, o princípio metodológico adotado foi uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. As principais discussões teóricas são fundamentadas nas obras dos autores como Pinto (1993), Di Pierro (2005) e Gadotti (2014). Os principais resultados obtidos se pautaram pelo entendimento das causas do insucesso desse segmento e a compreensão de que o ensino e as políticas públicas contribuem significativamente para o sucesso da EJA. A literatura consultada possibilitou a identificação das causas e possíveis soluções para o enfrentamento do modelo compensatório que é intrínseco a essa modalidade educativa. O trabalho abrange discussões sobre a temática, trazendo uma reflexão real de que essa modalidade de ensino nunca foi prioridade para a educação. Isso permite concluir que a educação de jovens e adultos, se constitui como uma categoria que precisa ser considerada e ressignificada a todo o momento. Esse trabalho será de suma importância para os agentes educativos, profissionais, governos, especialistas, com vistas a fornecer informações e subsídios que possam direcionar a tomada de decisões e orientar as políticas públicas de previsibilidade, mitigação e contenção do problema referente ao público estudado.



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