O lugar da literatura na cultura digital e no ensino de inglês como língua adicional Uma proposta de sequência didática para o ensino médio

Flavia Renata Machado Paiani, Roberta Guimarães de Godoy e Vasconcelos

Resumo


O objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de sequência didática para o ensino médio pensando nos possíveis usos da literatura oriunda da cultura digital no ensino de inglês como língua adicional. Para tanto, será primeiramente problematizada a noção de literatura e o seu lugar na cultura digital e, em um segundo momento, será problematizado o uso dos memoriais de seis palavras, de um lado, e de microcontos, de outro, como produções literárias que tenham pertinência para o ensino de inglês como língua adicional, focando nos/as alunos/as do ensino médio com níveis de proficiência distintos. A discussão acerca da noção de literatura compreenderá autores como Robert Stecker (1996) e Tzvetan Todorov (2007), ao passo que a discussão acerca do uso dos referidos memoriais e microcontos partirá de Shapard e Thomas (2007). Como resultado esperado, tem se a elaboração de uma sequência didática que incorpore as problematizações que permeiam a elaboração de um produto educacional dentro da proposta apresentada. 



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.