O PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO DO SÉCULO XXI

Suédia Coelho Pantaleão, Janaíne Juliana Vieira de Almeida Mendes

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão sobre o papel da Educação Profissional Tecnológica (EPT). A adoção de diferentes abordagens atua como facilitador do aprendizado, revolucionando a formação profissional e tecnológica com a formação de profissionais mais qualificados e aptos para enfrentar as demandas do mercado de trabalho do século XXI, desenvolvendo competências para que o aluno possa enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, fazendo-o com que desenvolva habilidades transversais, como
pensamento crítico, solução de problemas, criatividade, colaboração e habilidades
socioemocionais, identificando as competências exigidas. Para isso, faz-se necessário a utilização de estratégias pedagógicas eficazes para a promoção e articulação entre teoria e prática, através da utilização de tecnologias educacionais e de parcerias entre instituições de ensino e o setor produtivo, além do acompanhando ativo da avaliação para mensurar a eficácia dos programas de formação profissional. No que diz respeito à abordagem do problema, a pesquisa será de natureza qualitativa, onde será adotada uma abordagem sistêmica e abrangente. Em relação aos procedimentos técnicos, inicialmente a pesquisa será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise de políticas educacionais relacionadas à EPT. Na primeira, o presente trabalho pretende apresentar os desafios e perspectivas na EPT, dentro das abordagens conceituais, através de uma revisão ampla da literatura, que “inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos.” (Gil, 2017). Conceitos e teorias serão explorados a fim de promover discursões dos desafios enfrentados pela EPT na formação de competências: Identificar os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelas instituições de ensino nesse processo, considerando fatores como atualização curricular, formação de professores, recursos financeiros e demandas do mercado. A pesquisa tem como objetivo apresentar os desafios e perspectivas enfrentados pela EPT, como os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelas instituições de ensino, as orientações governamentais e as estratégias propostas, os objetivos e metas, e a participação dos professores, estudantes, empresários e instituições. Espera-se que o estudo identifique e descreva as competências técnicas e transversais mais valorizadas pelas empresas e organizações no contexto atual do mercado de trabalho. Os resultados devem abordar o papel das tecnologias educacionais na EPT, apontando como elas são utilizadas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como o impacto na formação de competências, apresentando perspectivas e recomendações para a formação mais alinhada com as demandas contemporâneas e a avaliação da eficácia dos programas de formação profissional.


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