FILOSOFIA COM CRIANÇAS: Uma ferramenta durante o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental I na Escola Municipal Antônio Ancelmo da Silva em Orocó/PE

Bruno da Silva Conceição, Francisco Veríssimo de Souza Melo

Resumo


O ensino de filosofia transforma fundamentalmente a maneira como pensamos e
vivemos, desafiando as estruturas estabelecidas e indo contra um modelo
estabelecido, específico. Dessa forma, o objetivo desta comunicação é apresentar a
minha pesquisa de Mestrado Profissional em Filosofia ofertado pelo PROF-FILO no
núcleo do IFSertãoPE. Está pesquisa enfoca em especial o ensino de filosofia com
crianças e tendo em vista que é possível filosofar na infância e que é na escola que
as crianças também constroem conhecimento, este estudo tem como objetivo
principal pesquisar e demonstrar como a abordagem filosófica de Walter Kohan
pode contribuir como ferramenta pedagógica durante o processo de alfabetização
para promover não apenas habilidades linguísticas, mas também estimular a leitura
crítica o desenvolvimento cognitivo, ético e crítico dos estudantes, colaborando para o quanto contribui para uma sociedade melhor seja de maneira física, mental, social e cognitiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.