Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira através de Jogos Africanos

Pedro Victor Araújo dos Santos, Handherson Leyltton Costa Damasceno

Resumo


O trabalho em questão tem sua gênese em um desafio contemporâneo: as dificuldades de se trabalhar temas sobre cultura africana e africanidades na Educação Básica. Assim, esse relato traz um recorte de uma intervenção pedagógica realizada durante o componente curricular Estágio Curricular I – no curso de Pedagogia de uma faculdade privada - e experienciado em uma escola pública municipal de uma cidade pernambucana.  A proposta teve como objetivo experimentar a ludicidade através da vivência de oficinas de brinquedoteca sobre jogos africanos para duas turmas do Fundamental I, cuja justificativa de realização se deu em virtude da ausência de práticas afirmativas e educativas naquele ambiente escolar. Durante a aplicação da oficina na brinquedoteca, foi diagnosticada a necessidade de ampliação de conceitos sobre letramento racial, bem como a compreensão ou entendimento sobre a cultura africana pelos estudantes, gerando assim, a necessidade de contextualização sobre a África para desconstruir e reconstruir conceitos. Sobre esse aspecto, como arcabouço teórico, foram utilizados os debates e as discussões de Kabenlege Munanga, perante o conceito de africanidade, orientação necessária para descrever a importância dos jogos africanos como dispositivo didático e como possibilidade de elucidar, discutir e ampliar olhares sobre a cultura africana. Como resultados, percebemos que, embora tenha sido uma atividade ocasional, os estudantes manifestaram interesse, prazer e, consequentemente, ampliaram seu leque de saberes a  respeito dos temas relacionados aos jogos africanos e africanidades.

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