AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Um instrumento na contribuição para formação do aluno no Ensino superior

Larissa Evangelista Rodrigues, André Ricardo Lucas Vieira

Resumo


A modalidade de Educação a Distância (EaD) no Brasil tem como finalidade utilizar técnicas e ações para o desempenho do desenvolvimento da propagação, expansão e popularização do ensino para tentar suprir as carências educacionais, solucionar dificuldades enfrentadas pela sociedade em suas várias vertentes, desde a economia como conhecemos, com a instabilidade financeira que afeta a sociedade, e os problemas educacionais que podem intensificar as desigualdades sociais. Nesse sentido, a EaD facilita ao aluno exercer sua autonomia sobre seu aprendizado utilizando mecanismos educacionais meticulosamente estruturado e composto por distintas formas de comunicação, empregadasem conjunto ou separadamente. Para além disso, anula os obstáculos físicos do ambiente de aprendizagem tradicional, como portas e paredes, e abre espaço para o uso de espaços multimídia. Ao considerarmos esse contexto, não podemos deixar de pensar na importância de avaliar o aluno nessa realidade de distanciamento entre professor e discente. Como um instrumento de ensino, avaliar na EaD, é olhar além do modo físico, é desafiador e complexo pois nos remete a fundamental e indispensável avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno, observando suas barreiras, incertezas e inseguranças, procurando possibilitar condições para o seu aprendizado. Diante do exposto, a hipótese que norteia essa pesquisa é: A avaliação da aprendizagem na EaD vem sendo um instrumento eficaz para a formação do estudante? Tal questionamento emerge da necessidade de termos cada vez mais pesquisas que abordem sobre a EaD e a importância da avaliação, nessa modalidade, como instrumento de formação para seus estudantes. Assim, o objetivo que pretendemos alcançar é compreender se a avaliação da aprendizagem na EaD vem sendo um instrumento eficaz para a formação do estudante. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa consiste numa revisão sistemática da literatura relacionada ao tema, com recorte temporal de 10 anos, buscando referências em teses, dissertações e artigos, todos voltados para a área da educação a distância e a avaliação da aprendizagem. As bases utilizadas na revisão serão o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o indexador Scielo. Esperamos, após as análises das informações coletadas, compreender se de fato a avaliação da aprendizagem na EaD vem sendo um instrumento eficaz para a formação do estudante. 



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