AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO LEITORA DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eliana da Cruz Castelo Branco, Maria Patrícia Lourenco Barros

Resumo


A presente pesquisa é uma análise da interação do aluno surdo do ensino  fundamental por meio de HQ’s, visando a aquisição leitora da língua portuguesa.  Nosso objetivo inclui também o desenvolvimento do aluno nas áreas do conhecimento  linguístico não verbalizado, textual e de mundo, além de verificar as escolhas  linguísticas em Libras após a leitura da história imagética. Pretendemos identificar, por  meio da resolução de uma atividade, o nível de compreensão textual alcançado. Para  o embasamento teórico, apoiamo-nos nas contribuições de Quadros e Schmiedt  (2006), Kleiman (2013), De Moraes e Da Cruz (2017), De Oliveira (2022), e dentre  outros que nos auxiliarão na compreensão da abordagem temática. Uma pesquisa ação de cunho qualitativo em que os dados coletados serão analisados em duas  partes: a primeira aborda o uso de texto sem imagem com intervenção em Libras, e  a segunda, a aplicação de HQ's com intervenção em Libras. Por fim, compreendemos  que as histórias em quadrinhos são ferramentas que possibilitam aos alunos surdos  desenvolverem suas habilidades de leitura verbal e não verbal. Assim, eles  conseguirão durante as aulas interagir com os conteúdos ministrados e terão a possibilidade de expandir o seu conhecimento para novos horizontes,  compartilhando-os em língua de sinais com os colegas e despertando neles a  criticidade e a reflexão leitora.

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