O GÊNERO TEXTUAL HQ NO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO: UTILIZANDO O APLICATIVO PIXTON COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
Este relato de experiência consiste em apresentar uma análise do gênero textual HQ (história em quadrinhos) no campo artístico-literário, com foco na utilização do
aplicativo Pixton como ferramenta pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição dessa ferramenta no desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e expressão artística dos alunos, explorando as potencialidades do gênero HQ na educação, e também relatar a importância da inserção das TDICs no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta pedagógica experimental, que analisa a prática com uma Sequência Didática, desenvolvido de forma presencial em uma escola do município de Santa Maria da Boa Vista – PE que abrange estudos sobre o gênero textual HQ, sua relação com a literatura e o campo artístico, bem como a relevância da utilização de tecnologias educacionais no processo de ensinoaprendizagem. O aplicativo Pixton é apresentado como uma ferramenta digital que permite aos alunos criar e compartilhar histórias em quadrinhos de forma interativa e intuitiva. Foi aplicada, na turma do 9o ano do ensino fundamental, a Sequência Didática de Gênero (SDG) baseada no modelo genebrino de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com o intuito de introduzir o gênero textual HQ, fazendo relação com a vivência do Projeto Institucional Comunidade de Leitores
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.