O GÊNERO TEXTUAL HQ NO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO: UTILIZANDO O APLICATIVO PIXTON COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

João Victor Brandão do Nascimento, Ricardo Tavares Martins

Resumo


Este relato de experiência consiste em apresentar uma análise do gênero textual HQ (história em quadrinhos) no campo artístico-literário, com foco na utilização do
aplicativo Pixton como ferramenta pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição dessa ferramenta no desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e expressão artística dos alunos, explorando as potencialidades do gênero HQ na educação, e também relatar a importância da inserção das TDICs no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Trata-se de uma proposta pedagógica experimental, que analisa a prática com uma Sequência Didática, desenvolvido de forma presencial em uma escola do município de Santa Maria da Boa Vista – PE que abrange estudos sobre o gênero textual HQ, sua relação com a literatura e o campo artístico, bem como a relevância da utilização de tecnologias educacionais no processo de ensinoaprendizagem. O aplicativo Pixton é apresentado como uma ferramenta digital que permite aos alunos criar e compartilhar histórias em quadrinhos de forma interativa e intuitiva. Foi aplicada, na turma do 9o ano do ensino fundamental, a Sequência Didática de Gênero (SDG) baseada no modelo genebrino de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com o intuito de introduzir o gênero textual HQ, fazendo relação com a vivência do Projeto Institucional Comunidade de Leitores 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.