RELAÇÕES DIALÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA EM REDAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Italo Mateus Bezerra de Souza, Cícero Barboza Nunes

Resumo


A construção de pontos de vista em redações do Exame Nacional do Ensino Médio  (ENEM) é uma das competências requeridas pela banca avaliadora e visa, dentre  outros propósitos, direcionar o a estudante a apresentar posicionamentos coerentes  em prol da resolução das adversidades ligadas ao tema que guia a escrita do texto  dissertativo-argumentativo. O processo de escrita desta parte do texto envolve o  reconhecimento da vivência do aluno(a) com a proposição do tema. Assim, o objetivo  desse trabalho é investigar a presença das relações dialógicas na construção dos  pontos de vista em conclusões (C1/C2) de redações do ENEM. Para tanto, partimos  do aparato teórico de Rabatel (2016), Bakhtin (2016), Fiorin (2006; 2018),  Maingueneau (2010), Marchioro (2010), Coroa (2016) e comentadores de seus  textos, como Brait (2005; 2008). A pesquisa é de tipo indutivo, com abordagem  qualitativa e método de cotejo de textos proposto por Geraldi (2012). A pesquisa  também se torna dialógica com a consulta de materialidades de fonte primária. Os resultados mostram que as relaçôes dialógicas são construídas  nos pontos de vista dos estudantes autores desde a síntese que estes fazem sobre  o tema proposto (por meio dos textos motivadores) até a prática da escrita e não se  limitam às redações com o maior exito, quando se trata do caráter avaliativo: sua  presença também é constante nos textos que não alcançaram nota máxima em duas  ou mais competências. Logo, esse aspecto não deve ser observado pelo prisma  valorativo do discurso, mas sim por uma perspectiva de integração das realidades  dos estudantes produtores dele. Por fim, a pesquisa demonstra um alto grau de  impacto para os estudos que se interessam em aproximar a Análise Dialógica do  Discurso das demais abordagens que versam sobre o texto e o enunciado e visam  pluralizar o espaço educativo através da escrita. 



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