Jogo educativo Duolingo: Uma experiência com o uso do aplicativo

Willams Silva Andrade, Jean Lucio Santos Evangelista, Rossana de Paula Juqueira

Resumo


Esta pesquisa pretende analisar os impactos das experiências dos alunos com a utilização de um aplicativo chamado “Duolingo” nas aulas de inglês. Este jogo contém vários idiomas e níveis diferentes, que pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O principal objetivo deste trabalho é verificar a eficiência do aplicativo em relação aos conteúdos abordados em sala de aula. O percurso metodológico adotado para este trabalho foi a pesquisa-ação, que é centrada diretamente a uma situação ou problema, no qual os participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Almejamos com esta pesquisa verificar a possibilidade do uso do aplicativo Duolingo como suporte ao ensino e aprendizagem nas aulas da disciplina de inglês. 


Palavras-chave


M-learning; Aplicativo; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Lynn (2008). Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); pp. 3-10, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt. Acesso em 23 de jun. 2015

GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos Educativos. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, [s. L.], v. 4, n. 2, p.1-7, dez. 2006. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2015.

MORATORI, Patrick Barbosa. POR QUE UTILIZ AR JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003. 33 p. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2015.

SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e u- learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 162 p.

DUOLINGO. Duolingo. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015.

INFO. Duolingo: App ajuda a aprender inglês e outros idiomas. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.

PAYÃO, Felipe. Duolingo: como usar o aplicativo para aprender novos idiomas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.

PRODANOV , Cleber Cristiano; FREIT AS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. 276 p. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2015.

TECHTUDO. Duolingo: aprenda inglês e outros idiomas de um jeito fácil e dinâmico. 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015.

WIKIMEDIA. Duolingo. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.