Jogando Game: uma análise qualitativa da aprendizagem pela perspectiva da criança.

Tatiane Fernandes Fernandes de Almeida, Marcelo silva de Souza Ribeiro, Virgínia de Oliveira Alves Passos

Resumo


A valorização do indivíduo, típica da sociedade capitalista atual, tem nas crianças um grupo social legítimo. Uma vez que ao nascerem os sujeitos não se encontram completamente formados, é o meio no qual vivem que exercerá uma influência direta na complementação de seus desenvolvimentos. Dessa forma, o processo de aprendizagem se dá pela relação dialética do indivíduo com o meio, tendo como instrumento principal no período da infância a brincadeira, o jogo. Presença marcante nas brincadeiras contemporâneas, os games e a relação das crianças com o mesmo são um campo pouco explorado, pesquisado no contexto brasileiro, principalmente considerando a perspectiva da criança. Essa pesquisa se propôs a investigar como são desenvolvidas estratégias de aprendizagem pelas crianças na interação com os mesmos e como elas se relacionam com tal processo. Tal pesquisa etnográfica tem orientação qualitativa e contou com a participação de 4 crianças com idades entre 8 e 11 anos da cidade de Juazeiro-BA. Para coleta dos dados se utilizou da técnica de observação participante e entrevista semiestruturada, em ambiente familiar às crianças. A Análise de Conteúdo foi o instrumento utilizado para análise dos dados. Os mesmos foram organizados segundo 4 eixos expressivos da relação sujeito-game, os quais deram indícios do amplo potencial de aprendizagem pela interação com os games. 


Palavras-chave


Jogos; Infância; Interação; Estratégias de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2 ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

CRUZ, Dulce Marcia; RAMOS, Daniela Karine; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de.

JOGOS ELETRÔNICOS E APRENDIZAGEM: O QUE AS CRIANÇAS E JOVENS TÊM A DIZER?. Revista Contrapontos, Itajaí, SC., v. 12, n. 1, p. 87-96, abr. 2012. ISSN 1984-7114. Disponível em. Acesso em: 19 Jul. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v12n1.p87-96.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 20, n. 2, dez. 2012 . Disponível em . acessos em 20 jul. 2015. http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-06

FREIRE. P; PAPERT. S. O Futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Vídeo entrevista, debate Paulo Freire e PAPERT, Seymour. TV PUC São Paulo, 11/1995. Disponível em: Acesso em: 26/03/2014

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva / EDUSP, 1971.

MACEDO, S. M.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um outro Rigor: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: Edufba, 2009.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1953.

VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.1998


Apontamentos

  • Não há apontamentos.