Auxilio no letramento através de jogos educativos: relato de experiência no primeiro ano do ensino fundamental I

Andréia da Conceição Santos, Breno Silva Almeida Almeida, Rossana de Paula Junqueira

Resumo


Diante de um cenário onde a alfabetização é basicamente um exercício de se mostrar ao aluno como decodificar letras e juntá-las em palavras, encontrou-se a necessidade de auxiliar no processo do letramento. Com isso, foi utilizado um método diferente do tradicionalmente aplicado na sala de aula, explorando algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis na própria escola: a aplicação de jogos educativos para prática de leitura e escrita. A atividade deu-se em momentos onde alunos do primeiro ano do ensino fundamental I avaliados em baixo, médio e bom desempenho puderam jogar três diferentes jogos contidos dentro de um mesmo pacote e os resultados obtidos foram principalmente uma melhora visível na compreensão das palavras e na comunicação entre os envolvidos, mostrando que o letramento não apenas auxilia na escola, mas também na interação social.

Palavras-chave


Jogos educativos; TICs; Alfabetização; Intervenção tecnológica

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Vanessa Fulaneti de; FARAGO, Alessandra Corrêa, Amélia. A importância do letramento nas séries iniciais. Disponível em

. Acesso em 10 de jul. 2015.

BITENCOURT, Ricardo B. Novas tecnologias, novas educações (?!). Revista Contexto Educação: Petrolina. p. 112. 02 jun. 2015.

HAMZE, Amélia. Alfabetização ou Letramento?. Disponível em

. Acesso em 10 de jul. 2015.

MARTINS, Edson; SPECHELA, Luana Cristine. A importância do letramento na infância. Disponível em . Acesso em 10 de jul. 2015.

SANTOS, Miguel Carlos Damasco dos. Os alunos nativos digitais e o ensino superior analógico: mais afastamentos do que aproximações. Disponível em

. Acesso em 02 jun.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.