Régua Intervalar Deslizante e Escalando: ferramentas didáticas para aprendizado de intervalos e escalas musicais

Eric Barreto

Resumo


A utilização de meios digitais para aprendizagem de música está cada vez mais presente no cotidiano de estudantes, contudo muitos aplicativos disponíveis na rede não atendem a critérios de qualidade como: acessibilidade, rigor teórico e usabilidade. Também não há diversidade de aplicativos e jogos gratuitos para a construção de escalas musicais. Com base neste contexto, o presente artigo apresenta uma ferramenta digital, em desenvolvimento, para o ensino de teoria musical, especificamente o ensino de escalas. O funcionamento básico da ferramenta consiste no uso de uma Régua Intervalar Deslizante - RID sob a representação gráfica de um teclado musical, proporcionando ao usuário identificar as notas que compõem determinada escala. Para cada escala musical há uma régua com seus conjuntos intervalares específicos. O aplicativo também possibilita que, com base numa indicação textual, o usuário construa a RID desejada e compreenda os fundamentos teóricos que formam as escalas. Esta construção de padrões intervalares constitui o jogo Escalando. É atribuída pontuação para o acerto de intervalos e escalas. A pontuação máxima indica o aprendizado da teoria de construção de escalas. Como resultado obteve-se versão preliminar de um material didático para uso individual e coletivo em vários ambientes de aprendizagem, sendo este desenvolvido para plataforma web.

Palavras-chave


Educação Musical; Jogos Musicais; Computação Musical; Educação; Games

Texto completo:

PDF

Referências


Cassidy, G. G.; Paisley, A. J. M. Music-games: A case study of their impact. Research Studies in Music Education, 2013, vol. 35, n. 1, p. 119–138.

Lima, P. C. O Sentido da Teoria. In: O Pensamento musical criativo: teoria, an lise e os desafios interpretativos da atualidade. Ilza Nogueira e Fausto Borém (Editores). Salvador: UFBA, 2015.

Med, B. Teoria da música. 4 ed. Brasília: Musimed. 1996.

Pichlmair, M.; Kayali, F. Levels of Sound: On the Principles of Interactivity in Music Video Games. Authors & Digital Games Research Association (DiGRA). 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.