Última alteração: 2015-06-20
Resumo
As tecnologias da informação cada vez mais vêm fazendo parte do cotidiano. Esta participação acaba por influenciar o seu uso em diversas partes da sociedade, incluindo também a escola. Porém a implantação tecnológica no contexto escolar nem sempre se dá plenamente, pois por vezes existem “conflitos” em seu uso. Considerando a situação relatada o presente trabalho traz relatos sobre a intervenção pedagógica realizada numa turma da modalidade de ensino PROEJA do curso Técnico em Informática. A atividade foi promovida pela disciplina optativa do VI período de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina, inicialmente investigando e verificando os conhecimentos de computação (á área de dificuldade do curso dos mesmos), de forma que os alunos puderam sempre se auto-avaliarem sobre o quando puderam adquirir de aprendizado. Mediante a disseminação dos recursos computacionais disponiveis para os mesmos e as soluções que mais poderiam se tratadas e levadas para o dia a dia seguindo como contexto o cotidiano dos alunos, e que ferramentas poderiam ajuda-lós em tais atividades. A intervenção foi dividida em dois momentos e após sua aplicação os alunos contemplados deram individualmente seu feedback, sendo que ao final da intervenção todos os envolvidos puderam perceber sua própria avaliação e contribuição pessoal e coletiva, incluindo a educação professional ao seu pleno exercício.